editorial
Expressões de existência
Resistir hoje parece ter virado a palavra da moda. Um termo midiático, expressão de existência. Mas resistir, há muito, é bandeira de vida, escolha de luta. É arma que, muitas vezes silenciosa, grita sons estridentes mundo afora. Faz-se ouvir mesmo quando a voz embarga ou a alma tarda em calar. Parece metáfora - ou não -, mas os Sujeitos de Resistência que nomeiam este projeto estão por toda parte. Dentro e fora das histórias aqui contadas, por trás e na frente de tudo que precisou ser erguido para se construir essas narrativas – aqui dispostas por meio de diferentes linguagens jornalísticas, que compõem uma experiência multimidiática, em plataforma digital.
Os Sujeitos de Resistência ultrapassam os espaços físicos da cidade diante de uma insistência sem limites para se fazerem ver, ouvir. Para serem lidos, compreendidos. Encontrados. Para serem o que realmente são todos os dias. Sem temer! Defenderem suas existências e resistirem em prol de muitos que aqui já estão, outros ainda porvir.
Os Sujeitos de Resistência compartilham afetos na “Cultura de Periferia”, lutam a fim de “Resistir para Florescer” e superam suas próprias expectativas na corda bamba que é existir entre os tão necessários “Espaços de inclusão e autonomia”.
Iniciativas ligadas à arte e cultura, esporte e direitos humanos foram mapeadas neste especial, mas as histórias aqui contadas não têm fronteiras.
O projeto Sujeitos de Resistência é a própria expressão de insistência - dos entrevistadores aos entrevistados. O projeto nasceu, enfraqueceu, ressurgiu. Transformou-se. Resistiu... É o resultado de uma parceria, por vezes dolorosa e até solitária, da turma de Jornalismo Multimídia 2018.1, que enfrentou os percalços de um semestre para se fazerem existir em rastros de uma memória que, muitas vezes, só o jornalismo pode oferecer: narrar histórias reais em meio à metáfora cotidiana que é resistir.
Boa leitura!
Dahiana Araújo
Professora da disciplina de Jornalismo Multimídia 2018.1, ministrada em parceria com o professor Ismar Capistrano